Palestra aborda os desafios da segurança pública no Brasil

daniel cerqueira

O doutor em Economia Daniel Cerqueira, coordenador do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estará na Universidade Feevale nesta terça-feira, dia 6, para falar sobre os desafios da segurança pública no Brasil. A palestra, que é gratuita e aberta à comunidade, acontecerá às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus II.

A atividade integra o evento de lançamento do curso de especialização em Segurança Pública e Prevenção à Violência com Base em Evidências. Aplicado nos mais importantes centros de prevenção à violência e agências de segurança pública do mundo, o curso oferecido pela Universidade Feevale é resultado de uma demanda da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) e conta com a parceria do Instituto Cidade Segura.

Cerqueira foi analista do Banco Central do Brasil, é professor dos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desde 1999 estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER). Em 2004, recebeu o prêmio Jorge Oscar de Mello Flores para o melhor artigo publicado na Revista de Administração Pública, da FGV. A sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e BNDES de Economia.

Fonte: Feevale