Cinco cidades participarão de programa de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

foto

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, apresentou nesta quinta-feira o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Estado (SIM / RS), iniciativa que tem como objetivo construir uma gestão compartilhada de informações para o combate à violência. As primeiras cinco cidades a assinar o termo de cooperação foram Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Pelotas e Porto Alegre.

Em seu discurso, Schirmer colocou que é preciso combater os pequenos crimes e citou como exemplo roubo de flores e depredação de patrimônio público. Além disso, o secretário destacou a importância de combater o comércio de drogas e de dar visibilidade à polícia, que deve aparecer para a população.

Sem citar a necessidade de melhorar o sistema prisional, Schirmer informou que o índice de reincidência de presos no Rio Grande do Sul é de 69% e que esse número pode ser diminuído com educação, trabalho e religiosidade. “O pouco de cada um pode revelar o muito de todos”, afirmou o secretário.

O SIM é fundamentado em cinco vetores: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. A gestão do sistema será centralizada em um escritório específico, que será presidido por Schirmer e será integrado por representantes titulares dos órgãos que compõe a iniciativa.

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Karine Viana / Palácio Piratini